Treinamento Funcional: o que é, para que serve e como funciona
A atividade física é cada vez mais reconhecida como essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. O treinamento funcional possui características que o tornam eficiente e motivador para seus praticantes.
Eficiência e motivação são dois aspectos importantes para manter a frequência de pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mesmo com as mudanças significativas na rotina nos últimos anos, o número de pessoas que praticam atividade física no tempo livre aumentou.
Segundo dados da pesquisa Vigitel Brasil 2005-2021, do Ministério da Saúde, a taxa de adultos que seguem a recomendação da OMS de atividade física passou de 30,3% em 2009 para 36,7% em 2021.
A popularização do treinamento funcional acompanha esse crescimento da prática esportiva ao oferecer uma alternativa com exercícios que se adequam às necessidades das pessoas.
Para saber mais sobre os exercícios e seus benefícios, continue a leitura deste blog preparado pela Cross Experience, especialista em treino funcional com mais de 350 unidades no Brasil.
O que é treinamento funcional
O treinamento funcional é um método baseado em exercícios físicos para aprimorar o condicionamento físico de forma equilibrada e integrada.
A ideia é treinar movimentos combinados com diferentes grupos musculares em harmonia coordenada, aumentando a força, o controle e a potência do corpo.
Para isso, a maior parte dos exercícios são baseados nos padrões de atividades cotidianas como agachar, puxar, empurrar e carregar. Assim, o treino funcional prepara o corpo para as tarefas do dia a dia que demandam força de maneira assimétrica.
Pense, por exemplo, no exercício de levantar uma caixa pesada. Aparelhos de uma academia convencional podem trabalhar isoladamente músculos das costas, da perna e dos braços que precisam atuar na tarefa.
O treino funcional, por sua vez, desenvolve a musculatura a partir de um planejamento de atividades reais adequadas ao praticante. Logo, o corpo é preparado para aperfeiçoar esses movimentos enquanto queima calorias.
Cada sessão de treinamento é diferente da anterior, pois na vida nenhuma atividade é exatamente igual.
A repetição faz parte do processo de melhoria do desempenho físico, mas pequenas mudanças nos exercícios são bem-vindos para acomodar as limitações individuais, estimular o metabolismo e motivar os praticantes.
O treino funcional proporciona uma série de vantagens que vão além dos benefícios comuns à prática de exercícios.
Para que serve o treinamento funcional
Há uma série de benefícios na prática de treinamento funcional. Na rotina contemporânea das grandes cidades brasileiras, sobra ansiedade e falta motivação para prática sistemática de atividade física.
Boa parte das pessoas precisa encaixar o exercício físico entre compromissos profissionais, durante o seu tempo livre.
Muitas vezes, enquanto a ocupação profissional limita a movimentação do trabalhador e exige movimentos repetidos, as horas vagas oferecem opções sedutoras para permanecer sentado em frente ao computador, ao celular e à televisão.
O sedentarismo, categorizado pela OMS como a prática de exercício inferior a 150 minutos por semana, pode gerar diversos distúrbios à saúde. Esse estilo de vida aumenta o nível de açúcar e colesterol no sistema, além de aumento do estresse e da ansiedade.
A longo prazo, com o aumento da ingestão de comidas ricas em gorduras e açúcares, o sedentarismo pode levar à obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, além de estar relacionado ao agravamento de quadros de depressão.
Praticar exercícios é essencial para controlar as taxas glicêmicas e produzir hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação, como a endorfina e a serotonina.
Como resultado visível, o treinamento funcional define o corpo, reduz medidas e aumenta a massa magra do corpo.
Além dos benefícios típicos da atividade física regular, o treinamento funcional tem uma abordagem que enfatiza o desenvolvimento integrado de diferentes habilidades, como força, equilíbrio, coordenação e potência.
O preparo do corpo para desempenhar as atividades em movimento melhora a disposição para encarar os desafios a cada dia. Ao invés de subir um pino de peso em uma máquina de musculação a partir de uma autoavaliação, a progressão no treinamento funcional é percebida por seus praticantes ao longo dos dias com acompanhamento profissional.
Se o problema é espaço na agenda, a maioria dos estabelecimentos oferecem treinamentos funcionais em diferentes horários para os seus alunos. Assim, o treinamento funcional é uma ótima alternativa para quem quer se exercitar em companhia e com liberdade de horário.
As atividades, apesar de individuais, são feitas em turma coletivamente, o que cria uma parceria de motivação entre os alunos.
Apesar de continuar crescendo, o treino funcional é praticado no Brasil desde o final do século passado. Algumas mudanças foram feitas desde então, mas os conceitos do treinamento funcional permanecem. Continue a leitura para saber mais!
Como funciona o treinamento funcional
Como dito, o treinamento de força no circuito funcional é feito considerando as características das tarefas cotidianas.
Ou seja, o treino funcional tradicionalmente é praticado com o peso do corpo e pesos livres. Mas, para atingir resultados mais efetivos, é comum também o uso de instrumentos para trabalhar a musculatura em aspectos específicos. As atividades mesclam exercícios de intensidade de relaxamento, com foco em grupos musculares específicos.
A decisão sobre quais e sobre quando os exercícios devem ser praticados é feita por um profissional capacitado que conhece os métodos de progressão física e deve acompanhar os treinamentos na academia funcional.
Assim, os exercícios respeitam as limitações e objetivos de cada esportista sem perder o foco nos resultados. As metas, inclusive, podem ser alcançadas de forma mais rápida e duradoura com a adoção de alguns hábitos.
Potencialize o treino funcional
Fazer exercícios é essencial para perder peso, reduzir medidas, definir o corpo e melhorar a disposição e o bem-estar geral. No entanto, se a rotina não for ajustada para prolongar os efeitos do treino, os benefícios podem ser reduzidos.
Alongamento, hidratação, descanso e alimentação adequada para repor os nutrientes dentro de 30 minutos após o exercício são práticas do pós-treino que potencializam os efeitos do seu treino funcional.
O treino HIIT, também conhecido no Brasil como Treino Intervalado de Alta Intensidade ou treino cardíaco, é uma ótima opção para quem quer queimar gordura. Esse é o treino para emagrecer.
A alimentação é um fator essencial para ter resultados expressivos no fortalecimento e na definição do corpo. A dieta ideal tem efeito catalisador que, aliada a uma rotina de exercícios, pode ajudar a conseguir objetivos específicos.
O treino funcional tem a capacidade de trabalhar o corpo inteiro ao mesmo tempo que prioriza grupos musculares. Nosso blog conta com as melhores dicas para otimizar o seu treino, confira aqui os exercícios para complementar o treino de perna.
Aumente o seu bem-estar com treinamento funcional
O sedentarismo é uma condição preocupante, mas pode ser revertida com a mudança de hábitos. Fazer exercícios físicos em um ambiente estruturado com a companhia de colegas e supervisão de profissional qualificado pode ser o incentivo que falta para mudar de vida.
A Cross Experience prepara um treino que funciona para você. Com aulas para todas as idades e pesos, a Cross Experience promove um emagrecimento saudável por meio do cross training.
Fale com nossa equipe para saber se há uma unidade perto de você.