Image

Quem treina pode recorrer a suplementos termogênicos?

A rotina de atividades físicas gera mais disposição, saúde e qualidade de vida, além de ser fundamental para a manutenção da saúde emocional. Por isso, tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. 

 

Porém, incluir e manter uma rotina de exercícios não é tarefa simples, ainda mais quando consideramos o acúmulo de demandas da rotina. Por esse motivo, é essencial que foquemos em alternativas que viabilizem os treinos em nosso dia a dia. 

 

Um método bastante utilizado para essa finalidade é o uso de termogênicos, que estimulam funções do organismo para promover mais energia durante a realização dos treinos.  Todavia, o seu uso desenfreado pode causar problemas sérios tanto para a saúde física quanto para a emocional.

 

À vista disso, iremos destrinchar o assunto e explicar se o seu uso é realmente recomendado para indivíduos que treinam. Para saber mais leia este conteúdo exclusivo da equipe Cross X, sempre empenhada com a sua saúde e qualidade de vida. Boa leitura!

 

O que são termogênicos?

Os termogênicos podem ser obtidos de fontes naturais com alguns alimentos termogênicos, ou de forma sintética com a ingestão de suplementos termogênicos. Eles agem em favor da aceleração do metabolismo, gerando uma intensificação do desempenho físico durante o treino.

 

Por isso, são utilizados em larga escala pelos praticantes de exercícios e esportes físicos. Além disso, são comumente vistos como auxiliares no processo de perda de peso. 

 

Para cumprir com tais objetivos, ocorre o processo que chamamos de termogênese, um processo metabólico que eleva a carga de calor no organismo. Essa ação já ocorre de maneira natural pelo corpo durante a realização de atividades físicas e ingestão de alimentos, porém, é amplificada com o uso de termogênicos. 

 

Mas afinal, quem treina pode tomar termogênico?

Os termogênicos podem ser ingeridos por praticantes ativos de exercícios físicos ao serem recomendados por profissionais da saúde, a fim de que não contribuam com o decaimento da saúde física. Vale ressaltar que a ingestão de qualquer suplemento alimentar sem orientação médica pode acarretar danos à saúde. 


 

Contudo, mesmo sem serem recomendados por médicos, os termogênicos são usados por muitos praticantes de atividade física, pelos inúmeros benefícios prometidos pelos comerciantes que os vendem. Por isso, destacaremos alguns dos prejuízos causados pela sua ingestão indiscriminada. 

 

Riscos do uso excessivo de termogênicos

A ação dos termogênicos no organismo contribui com a elevação rápida da temperatura corporal, por esse motivo, são utilizados com propósitos que envolvem o emagrecimento rápido. Contudo, seu uso excessivo viabiliza diversos problemas de saúde, tais como: 

 

  • Arritmias;

  • Hipertensão arterial;

  • Doenças cardiovasculares;

  • Insônia;

  • Irritabilidade;

  • Ansiedade;

  • Sudorese;

  • Dor de cabeça;

  • Enjoos;

  • Agitação;

  • Falta de concentração.

 

Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais causados pelos termogênicos, e as sequelas decorrentes de seu uso variam de pessoa para pessoa. Por essa razão é fundamental que se tenha extrema cautela com sua ingestão. 

 

Mas para além dos problemas citados, o uso de suplementos termogênicos pode agir como viabilizador de diversos objetivos, como o emagrecimento, por exemplo. Para isso, deve ser utilizado com muito cuidado e sob a orientação de um profissional da saúde. 

 

Vale ressaltar que deve-se ter atenção quanto às substâncias que compõem os suplementos termogênicos, visto que, alguns indivíduos possuem restrições alimentares, que quando não são respeitadas, sucedem em processos alérgicos graves. Essa ressalva deve ser vista para o uso de qualquer tipo de suplemento alimentar.

 

Benefícios do uso de suplementos termogênicos ao treino físico

Os benefícios do uso de suplementos termogênicos variam de organismo para organismo, porém, em suma, geram vantagens influenciadas diretamente pelo aumento da temperatura corporal. Destacaremos as principais, confira!

 

1. Melhoram o desempenho físico

O principal benefício a se destacar com o uso dos termogênicos é a melhoria do desempenho físico. Essa vantagem é causada pelo superaquecimento do organismo, decorrendo no aumento da energia para a realização da atividade física. 

 

2. Contribuem com o emagrecimento

Outro benefício a se destacar trata-se da função do suplemento termogênico para emagrecer. Esse processo é viabilizado graças a aceleração do metabolismo, sendo assim, torna-se possível influenciar o processo de perda de peso para que ele ocorra celeremente. 

 

3. Aprimoram o foco

Para finalizar a nossa lista de benefícios, destacamos o aprimoramento do foco. A vantagem ocorre pelo efeito estimulante do termogênico, provocando no corpo um choque de atenção e disposição. 

 

Conquiste qualidade de vida

Uma rotina de treinos regular contribui com a saúde e qualidade de vida, por isso, seja com o auxílio de termogênicos ou não, deve fazer parte de nosso dia a dia. Sendo assim, busque por atividades físicas que promovam tais objetivos em sua vida. 

 

O treino funcional, por exemplo, tem sido amplamente buscado por que deseja tornar a prática de exercícios físicos mais prazerosa, se destacando dos treinamentos realizados em academias tradicionais. Além disso, aprimora todo o treinamento muscular. 

 

A Cross Experience, referência em treinamento funcional no Brasil, possui mais de 350 unidades espalhadas pelo país e já ajudou mais de 100 mil alunos a conquistarem mais saúde e qualidade de vida. 

 

Confira nossa lista de unidades para fazer parte da nossa família de resultados, sempre tem uma Cross X perto de você!