Os benefícios do treino funcional para o seu corpo
Cuidar do corpo e da mente é importante para a sua saúde. A prática de exercícios ajuda a combater doenças e é fundamental para o tratamento da depressão. Uma boa alternativa para se manter saudável é o treino funcional.
Nos últimos anos esse tipo de treino tem ficado mais popular no Brasil. Por serem exercícios que podem ser feitos em casa e não precisam de aparelhos, muitas pessoas têm se tornado adeptas da prática, até mesmo atletas de alta performance já o incluiu em suas rotinas.
Apesar da fama recente, o treino funcional vem sendo praticado há anos no nosso país, mas ainda deixa dúvidas em quem não o conhece. Por isso, criamos um artigo para falar sobre os benefícios de acrescentar esse treino a sua rotina e como ele ajuda no fortalecimento muscular.
Afinal, o que é o treino funcional?
Se você procura equilíbrio, força e resistência, o treino funcional é a escolha certa. Ele trabalha cada um desses pilares com exercícios do cotidiano e que podem ser feitos em qualquer lugar.
Quem pratica, além de perder peso, melhora os movimentos do corpo e cria mais resistência para fazer atividades com maior intensidade e que exigem mais respiração.
Quais os benefícios do treinamento funcional?
Você já deve ter ouvido falar que à medida que envelhecemos o nosso corpo vai ficando mais lento. O metabolismo muda, o equilíbrio não é mais o mesmo e a perda muscular é notável. Isso ocorre porque a correria do dia a dia nos permite negligenciar alguns cuidados com o nosso corpo, e a falta de exercícios é uma delas.
Para ter um corpo saudável e em dia com as suas funções fisiológicas, além da boa alimentação, se manter em movimento é importante. Aquela falta de ar ao subir alguns lances de escada ou o joelho estalando ao abaixar, isso são alertas de que seu povo está precisando de mais atenção.
O treinamento funcional é uma ótima opção para quem está começando e não tem familiaridade ou não gosta de se exercitar em aparelhos convencionais. Confira alguns benefícios abaixo:
1. Melhora a postura
Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura do abdômen, o que mantém a coluna mais reta. Além disso, mantendo uma rotina de exercícios você adquire uma maior percepção corporal e automaticamente vai corrigindo a postura nas atividades do dia a dia.
2. Aumenta a força muscular
Esse é um dos principais motivos para quem busca pelo treinamento funcional. Como os exercícios ativam vários músculos e fibras estabilizadoras, o corpo fica tonificado por completo sem a necessidade de exercícios específicos para cada parte.
O treinamento funcional trabalha com a força do nosso corpo. Por isso, ele ajuda no fortalecimento muscular e a tonificar os músculos, o que também auxilia na proteção das articulações e melhora a estrutura óssea, deixando os ossos mais resistentes.
3. Melhora o metabolismo
Por ser um treinamento preciso e que inclui exercícios aeróbicos, o processo de queima por hora de exercício é maior. Isso auxilia na melhora do metabolismo e ajuda na perda de peso. Lembrando que a quantidade de peso eliminado vai depender do organismo de cada pessoa.
4. Equilíbrio
Alguns exercícios como pular corda, agachamento, corrida e polichinelo ajudam com a percepção corporal, consequentemente ajudam com o equilíbrio. Dessa forma, algumas quedas por falta de equilíbrio são evitadas. Esse benefício é importante, principalmente, para pessoas idosas que são mais frágeis a quedas.
5. Melhora a capacidade respiratória
Por ser um treinamento que trabalha diversas áreas do corpo com alta intensidade, a respiração é fundamental. Além de melhorar a sua capacidade cardiorespiratória, você aprende a respirar da forma correta.
6. Combate a depressão e ansiedade
Com a correria do dia a dia, as pessoas estão mais estressadas e consequentemente mais ansiosas e depressivas. Durante o treinamento funcional é liberado serotonina, endorfina e dopamina, hormônios que ajudam a combater esses males.
Treinamento funcional x hipertrofia
Muitos se questionam se é possível ter hipertrofia praticando treinamento funcional. Antes de mais nada, a hipertrofia é o aumento do tamanho das células do músculo, resultando no crescimento muscular. Esse processo pode ocorrer com a prática contínua de exercícios e é reversível.
O treino funcional, apesar de não usar aparelhos, exige muita força corporal para realizar os exercícios. Isso resulta em uma hipertrofia muscular. Dependendo do nível e intensidade dos treinos, é possível ter resultados similares aos de quem levanta grandes quantidades de peso.
Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer treino funcional, é importante procurar um profissional qualificado. Se exercitar sozinho e sem acompanhamento pode resultar em lesões graves.
Na Cross Experience você encontrará o ambiente ideal para os seus treinos. Somos especializados em treino funcional, proporcionando aos nossos alunos resultados reais e melhor qualidade de vida. Encontre uma unidade próxima de você e tenha uma vida mais saudável.