O papel da nutrição e exercício físico frente à depressão
O combate à depressão na sociedade tem ganhado cada vez mais força devido à ampliação da conscientização da população acerca da doença. Com isso, ascende a necessidade de novas alternativas que contribuam com o tratamento da depressão.
A nutrição e o exercício físico têm desempenhado papel de grande importância na luta contra essa doença, ao serem fundamentais para a promoção da qualidade de vida. Além disso, quando combinadas, somam forças ao paciente durante o árduo processo de enfrentamento da doença.
Para esclarecer sobre essa relação em prol da saúde e qualidade de vida, neste blog destacamos os benefícios do exercício físico e nutrição frente à depressão. Confira no conteúdo mais detalhes sobre essa união, boa leitura!
A importância da nutrição e alimentação saudável
Há quem imagine que a assistência nutricional baseia-se apenas na prescrição de dietas e acompanhamento para medir resultados de um processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular. Porém, a nutrição cumpre papel fundamental na vida humana, ao trabalhar veementemente para promover maior consciência nutricional para a população.
O processo de tomada dessa consciência é doloroso para algumas pessoas, especialmente ao ter fincados péssimos hábitos relacionados ao estilo de alimentação. Por isso, a nutrição cumpre como fundamental para a promoção da saúde e qualidade de vida.
A função do alimento para a vida humana é explicada por meio de todas as funções que desempenha em nosso organismo, como na nutrição de tecidos e agindo como fonte de energia. O papel de cada alimento dependerá exclusivamente de suas propriedades nutricionais.
Dessa forma, a importância da nutrição e alimentação saudável conquista cada vez mais relevância, visto que agem diretamente em prol de nossa saúde física e emocional. Partindo deste ponto, é possível entender a força da nutrição e alimentação saudável combinadas aos exercícios físicos.
Os benefícios do exercício físico
Os exercícios físicos, por outro lado, além de fortalecerem a ação dos alimentos no organismo, cumprem com metas individuais à saúde humana. Para destacar a sua contribuição, destacamos a seguir alguns de seus benefícios.
1. Fortalecimento do sistema imunológico
A prática regular de atividades físicas incita a produção de linfócitos no organismo, grupo de células que combatem os agentes infecciosos. Por meio desse estímulo, o corpo se torna cada vez mais fortalecido contra infecções e doenças.
2. Ajuda no controle da glicemia
Os exercícios físicos contribuem com o controle da glicemia por meio da melhoria da sensibilidade do organismo à insulina. Estimula a secreção do hormônio pelo pâncreas causando a diminuição dos níveis de glicemia no sangue.
Por isso, conquista papel de extrema importância no combate da diabete, por auxiliar na redução da gordura que fica localizada ao redor da cintura. Essa tendência indica o aumento da glicemia e alerta o risco para a ocorrência da diabete.
3. Combate o sedentarismo
As atividades diárias demandam do nosso organismo esforços mínimos para a realização de ações comuns no nosso dia a dia, por isso, torna-se cada vez mais comum a incidência do sedentarismo, que viabiliza a ocorrência de diversas doenças. Com isso, destacamos a importância elevada da prática regular de atividades físicas.
Além disso, destacamos que com o combate do sedentarismo diversos outros benefícios decorrem como a diminuição de peso, o fortalecimento muscular e a diminuição do estresse, por exemplo. Sendo assim, é possível enxergar consequências positivas a longo prazo.
4. Melhora a circulação sanguínea
A atividade física influencia diretamente na pressão arterial que consequentemente age sobre a circulação sanguínea. Com a prática regular de exercícios físicos é possível alcançar níveis adequados relacionados a pressão arterial e circulação sanguínea, que influenciam diretamente sobre diversos sistemas do organismo humano.
Além disso, ressaltamos que essa melhora previne as doenças cardiovasculares. As melhorias são ampliadas quando combinadas a alimentação saudável.
5. Promove o bem-estar físico e mental
Os exercícios físicos demandam de muito esforço e disposição, porém, são fundamentais para estimular a liberação do conhecido hormônio do prazer. A endorfina é um neuro-hormônio produzido e secretado naturalmente pelo organismo humano, a sua ação provoca sensações de bem-estar e prazer.
Qual a relação entre alimentação e exercício físico?
A união entre alimentação saudável e atividade física era visto apenas como um grande potencializador do emagrecimento, porém, atualmente sabe-se da importância dessa união para diferentes demandas. Sendo assim, agem como intensificadores de diversas questões metabólicas.
Com isso, para alcançar a disposição e saúde desejada. É necessário que tanto a alimentação saudável quanto a prática regular de atividade física façam parte da rotina cotidiana. Dessa forma, a ação no organismo é melhorada e a saúde e qualidade de vida ampliadas.
Essa relação age diretamente nos diversos âmbitos da saúde, inclusive frente às questões emocionais como a depressão e ansiedade. Elas formam uma base sólida para o paciente enfrentar a doença, além de auxiliarem como potencializadores das soluções terapêuticas propostas durante o tratamento.
Como a nutrição e exercício físico podem afetar a depressão?
Como citamos ao decorrer do conteúdo, os benefícios da união entre a nutrição e a atividade física promovem tanto a saúde física quanto emocional. Por isso, são excelentes alternativas para auxiliar no enfrentamento da depressão.
Os métodos terapêuticos estipulados pela equipe médica responsável pelo tratamento de pacientes depressivos incluem a alimentação saudável e a atividade física como amplificadores da terapia. Com isso, têm sido alternativas cada vez mais aconselhadas ao tratamento da depressão.
Vale salientar que, a depressão é uma doença e deve ser tratada adequadamente por meio de assistência médica qualificada e especializada, por isso, não se deve tomar atitudes precipitadas para enfrentá-la. O suporte médico é fundamental e através dele serão promovidas as melhores alternativas para cada caso clínico.
A Cross Experience é a maior rede de franquias de treinamento funcional no Brasil e promove alternativas de treino para diferentes públicos por meio de metodologia única e eficiente. Por isso, destacamos neste artigo a importância dos exercícios físicos e depressão frente à depressão.
Já ajudamos mais de 100 mil alunos em seus respectivos objetivos e sonhos e podemos ajudar você também com nosso treino que funciona! Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo ou queira saber mais sobre nossa metodologia de treinamento, não deixe de entrar em contato conosco.