Image

Descubra se você pode comer doce na dieta para emagrecer

Emagrecer é a meta de muitas pessoas para 2024. A maioria delas pensa que é necessário eliminar diversos alimentos da sua dieta, inclusive os doces. Nesse sentido, muitas pessoas veem o açúcar como um dos principais vilões da perda de peso. 

Só para você ter ideia, mais de 20% dos brasileiros consomem doce cinco ou mais dias da semana, com as mulheres liderando os números (22,1% contra 17,6%). Os dados são de uma pesquisa do Ministério da Saúde.

Entretanto, o açúcar não é, necessariamente, o inimigo da dieta. Em outras palavras: você pode incluir o doce na alimentação, mesmo se deseja emagrecer. Mas, existem algumas dicas importantes para isso, como avaliar a quantidade, a qualidade nutricional do alimento e também o horário de consumo. 

Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste conteúdo exclusivo da Cross!

Posso comer doce na dieta para emagrecer?

É consenso: os doces entram na dieta, mas o segredo é o equilíbrio e a moderação. O problema está no exagero e, em especial, no açúcar refinado. Para não afetar o emagrecimento, o doce deve ser consumido pontualmente em pequenas quantidades dentro da rotina alimentar saudável.

Dessa forma, a racionalização faz toda a diferença. Por exemplo, se você prefere café com açúcar, pode diminuir as colheres. Preste também atenção em outras fontes de açúcar escondidas na sua alimentação, como as farinhas brancas.

Existe um horário melhor para comer doce?

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. O açúcar é um carboidrato simples, liberado rapidamente na corrente sanguínea. Por isso, é uma boa ideia ingerir o doce logo antes da atividade física. 

Mas, evite sobremesas muito gordurosas, porque elas apresentam risco de causar desconforto gástrico durante o exercício físico. Também, há a teoria de que é melhor comer o doce após o almoço, o que diminui o índice glicêmico, ou seja, a velocidade que o doce chega na corrente sanguínea. Porém, não existe um consenso, pois o corpo digere a glicose da mesma maneira, seja à noite ou de dia.

Cuidado apenas ao consumir doce de barriga vazia. Isso pode gerar uma descarga rápida de energia e, depois, causar a sensação de cansaço e fome.

Leia também:

Quanto posso comer de doce por dia?

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 5% e 10% do valor total de calorias podem vir do açúcar. Essa porcentagem equivale a uma ou duas porções de doce por dia, como, por exemplo, uma fatia de bolo. 

Importante: a quantidade indicada se refere a todo o açúcar utilizado no dia, o que inclui pães, bebidas, café e produtos industrializados. Portanto, se o rótulo apresentar termos como frutose, xarope de milho e glucose, você deve considerar esses produtos na conta.

Além disso, observe o teor de gordura, aspecto que é ainda mais preocupante do que o açúcar. Ingredientes como manteiga e gordura vegetal hidrogenada, comuns em sorvetes, tortas e bolachas recheadas, aumentam a ingestão diária de gorduras saturadas e trans, que são frequentemente ligadas a problemas de saúde. 

Leia também:

Quais são os perigos do consumo excessivo de doces?

O consumo excessivo de doces pode ter uma série de consequências prejudiciais para a qualidade de vida e que vão além do aumento de peso. Abaixo, apontamos alguns dos principais perigos: 

  1. Obesidade e problemas de saúde relacionados

Os doces geralmente são ricos em calorias, açúcares e gorduras. O consumo excessivo, assim, costuma levar ao ganho de peso e à obesidade. A obesidade, por sua vez, aumenta o risco de uma variedade de problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão arterial, derrame, doenças articulares e certos tipos de câncer. 

  1. Cáries dentárias

Os açúcares presentes nos doces são um dos principais contribuintes para a cárie dentária. As bactérias na boca se alimentam de açúcar e produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, levando à formação de cáries. 

O consumo frequente de doces aumenta o risco de desenvolver cáries dentárias e outros problemas bucais, como gengivite e periodontite. 

  1. Diabetes

Doces em excesso aumentam o risco do desenvolvimento de resistência à insulina e, eventualmente, diabetes tipo 2. Quando há o consumo de uma grande quantidade de açúcar no dia a dia, o pâncreas pode ter dificuldade em produzir insulina suficiente para regular os níveis de açúcar no sangue. Assim, surge o quadro de diabetes. 

  1. Impacto na saúde mental

Embora os doces proporcionem momentos de prazer e satisfação temporários, o consumo excessivo impacta negativamente a saúde mental. Dietas ricas em açúcar têm sido associadas a uma maior incidência de depressão, ansiedade e fadiga, além de alterações  de humor devido aos picos e quedas de glicose no sangue. 

  1. Vício em açúcar

O consumo excessivo de doces pode desencadear um ciclo vicioso de desejo por mais açúcar. O açúcar ativa os centros de recompensa no cérebro e causa a sensação de prazer. Com o tempo, isso pode levar ao desenvolvimento de um vício em açúcar, em que a pessoa sente uma forte compulsão por doces, mesmo quando sabe que não são saudáveis.

Lembre-se de fazer escolhas alimentares equilibradas para garantir uma dieta saudável e reduzir o risco de problemas de saúde. Optar por alternativas mais saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural ou lanches com baixo teor de açúcar, ajuda a satisfazer os desejos por doces sem comprometer a saúde.

Sugestão de doce fitness para matar a vontade

Para que você mate a vontade de comer doce e, mesmo assim, mantenha-se saudável, a dica é evitar os ultraprocessados e preferir doces caseiros com poucos ingredientes. Nós temos uma receita deliciosa que atende a esses critérios: é o brigadeiro fit. Vamos lá?

Ingredientes

  • Meia xícara ou 40 gramas leite em pó desnatado 

  • Meia xícara ou 30 gramas de cacau em pó 60% 

  • 1 scoop de Whey Protein - Chocolate belga CX Nutrition

  • 1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo

  • Meia colher de sopa de óleo de coco 

  • 200 ml de leite 

  • Morango fatiado para acompanhar

Modo de preparo

  1. Misture bem os ingredientes secos e o óleo de coco dentro de uma panela média. 

  2. Em seguida, adicione apenas 100 ml de leite e mexa novamente até formar uma pasta.  

  3. Leve ao fogo baixo e mexa por alguns minutinhos até começar a engrossar bem. 

  4. Adicione o restante do leite e cozinhe até desgrudar do fundo da panela. 

  5. Coloque para resfriar. 

  6. Use os morangos para acompanhar.

Sugestão extra

Se você ficar com preguiça, opte por chocolates ricos com alto teor de cacau. Indicamos o chocolate amargo com a concentração mínima de 60% de cacau. Quanto maior for a porcentagem, menos açúcares e gorduras existem no produto.

Cross: treinamento funcional aliado do emagrecimento

Além da alimentação balanceada, a atividade física é fundamental para o processo de emagrecimento saudável. Comece a se exercitar com a Cross Experience. Essa é uma excelente opção, pois oferecemos treinamento funcional personalizado para corresponder às suas metas. 

Somos a maior rede de franquias de treino funcional do Brasil: você  encontra um box de cross training perto de você, com mais de 500 unidades espalhadas em todo o território nacional. A nossa empresa é referência em treinos especializados no emagrecimento. Entre em contato agora com a Cross e aproveite todos os benefícios!