Image

Complemente seu treino #4: exercícios para o glúteo | Cross X

 A rotina de treinos de um praticante regular de atividades físicas deve contemplar a incitação de todos os grupos musculares. 

 

Um grande erro cometido por novos adeptos às modalidades físicas é a prática excessiva apenas de um grupo de músculos, um hábito indevido que impossibilita a capacidade de recuperação muscular.

 

Por esse motivo, deve ser planejado um cronograma eficiente que distribua os exercícios de forma a contemplar cada classe muscular alternadamente.

 

Para deixar o seu treino mais completo, a equipe Cross X elaborou esse conteúdo especial que destaca a importância do treino para o glúteo, e separamos os melhores exercícios para trabalhar esse grupo muscular e incluir na sua rotina de treinamento funcional. 

 

Acompanhe a leitura e aproveite todas as dicas deste artigo exclusivo da equipe da Cross Experience!

Músculos que formam a região anatômica do glúteo

Primeiramente, antes de destacar os melhores exercícios para incluir na sua rotina de treinos para o glúteo, iremos te explicar melhor sobre os músculos que formam essa região anatômica. 

 

Essa consciência é fundamental para que você saiba o que está treinando e qual o melhor exercício para incitar cada músculo presente na região. 

 

Portanto, a região do glúteo é composta por 3 principais músculos, que são respectivamente: o glúteo máximo, médio e mínimo.

 

Cada um desses músculos cumpre com uma responsabilidade específica, já que estão ligados a componentes de outras regiões como o quadril e coxas, por exemplo. 

 

O glúteo máximo executa ações de extensão, abdução e rotação externa da coxa. 

 

Os glúteos médio e mínimo cumprem com atividades equivalentes, porém, na parte interna da coxa.

 

Além das ações relacionadas às funcionalidades, o grupo muscular também é parte fundamental durante a realização de movimentos durante a relação sexual. 

 

O tamanho do glúteo depende diretamente do fator genético que interfere também em seu formato. 

 

Porém, é um grupo muscular que responde muito bem aos exercícios físicos, sendo um dos mais valorizados durante o cross training, especialmente, pelas mulheres. 

 

Conheça os benefícios do cross training para mulheres. 

5 Exercícios para o glúteo

O circuito funcional deve ter uma variedade adequada de exercícios a fim de estimular os músculos de maneira otimizada, por isso, é fundamental a escolha por exercícios que realmente funcionem como ponte para os objetivos traçados. 

 

O treino de glúteo, por exemplo, deve ser composto por atividades físicas que contemplem os 3 músculos principais que fazem parte da região muscular. 

 

Abaixo, destacamos 5 exercícios funcionais que podem ser incluídos no seu planejamento de treino funcional, confira: 

 

  1. Ponte

Esse exercício é indicado para fortalecer os músculos da coluna, pernas e glúteo, sendo uma ótima escolha para tonificar a região glútea.

 

É um exercício funcional bastante comum no treino posterior. 

 

Entre os seus benefícios destacam-se as seguintes: alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos posteriores. 

 

  1. Balanço de kettlebell

Esse exercício funcional, como o próprio nome já indica, utiliza o kettlebell para realizar um balanço com o copo. 

 

Por mais que incite a movimentação de diversos músculos do corpo, é uma excelente opção para fortalecer a região glútea. 

 

Característico do treino funcional, o balanço de kettlebell é realizado de maneira intensa em um curto período de tempo.


 

  1. Agachamento livre

O agachamento livre é o principal exercício utilizado para estimular o fortalecimento e crescimento da região glútea. 

 

Seus benefícios vão além da contemplação dos músculos inferiores e se estende também à contribuição do emagrecimento.

 

  1. Extensão de quadril 

A extensão de quadril é um exercício que pode ser realizado em academias de treino funcional sem a necessidade da utilização de aparelhos típicos em academias tradicionais. 

 

O glúteo máximo é o mais estimulado durante o exercício, porém, os glúteo médio e mínimo também são trabalhados só que em menor intensidade. 

 

  1. Prancha lateral  

A prancha lateral beneficia diversos grupos musculares, mas promove impacto direto na região glútea. 

 

A sua execução correta contempla 3 grupos musculares de uma vez só, entre os seus benefícios destacamos os seguintes: fortalecimento de músculos, melhora o equilíbrio, auxilia na proteção da coluna e tonifica os músculos glúteos. 

 

Treine com a equipe Cross X! 

Não importa o tipo de treino, com a equipe Cross X você alcança os melhores resultados e o seu potencial máximo. 

 

A Cross Experience é a maior rede de treino funcional do Brasil e somos especialistas em conduzir nossos alunos no alcance de todos os seus objetivos. 

 

Nossa metodologia exclusiva é responsável pela melhoria da qualidade de vida de mais de 100 mil alunos espalhados por todo o país.  

 

Conquiste a mudança que você tanto deseja com o treino da Cross X que realmente funciona, e promova resultados de forma rápida e eficiente. 

 

Resultados reais conquistados por meio de treinos com duração de 50 minutos!

 

Não deixe a sua saúde para depois, faz o X e vem!

 

Descubra agora uma unidade Cross X perto de você!