Image

Como o treino funcional influencia na saúde mental

O Cross training ou treino funcional, é uma modalidade de exercícios que trabalha todo o corpo com atividades do dia a dia. Ele ajuda a melhorar o condicionamento físico, a força muscular e o equilíbrio. 

 

As técnicas utilizadas durante o treino trazem inúmeros benefícios para quem o pratica, hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina são liberados enquanto o corpo se exercita, ajudando no combate a depressão, ansiedade e estresse. 

 

A musculatura por sua vez, é fortalecida com a prática contínua. Esse fortalecimento ajuda na proteção das articulações e óssea. Os ossos são outra parte do corpo que se beneficia com o treino funcional, ele fica mais forte evitando problemas e quebras.

 

Preparamos um artigo sobre a importância do treino funcional para a sua saúde física e mental. 

 

Por que escolher o treino funcional?

 

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados nos deram o topo do ranking mundial da doença. Ou seja, somos o país mais ansioso em todo mundo. 

 

A rotina exaustiva de trabalho, trânsito caótico, hábitos alimentares incorretos, falta de exercícios físicos, tudo isso contribui para aumento de casos de depressão e ansiedade. Consequentemente, leva a problemas de saúde que podem ser fatais. 

 

Ao se exercitar, o corpo libera hormônios que ajudam a combater algumas doenças psicológicas. Não é atoa que psicólogos e psiquiatras indicam a prática de exercícios físicos para complementar os tratamentos. 

 

O cross training, além dos benefícios para a saúde mental, é um excelente aliado para a saúde física. Por serem de intensidade, o treino funcional traz benefícios como:

 

  • perda de peso

  • fortalecimento muscular

  • aumenta a proteção das articulações

  • fortalece os ossos

  • hipertrofia

 

Todos os exercícios combinados ajudam a melhorar o condicionamento físico, melhoram a musculatura e o equilíbrio. Também é possível ter hipertrofia muscular, já que todo o treinamento é feito com a força do corpo. 

 

Quem pode fazer cross training?

 

Apesar de ser uma modalidade bem democrática, alguns cuidados são essenciais para obter bons resultados no treino funcional. Antes de iniciar qualquer atividade física, uma avaliação médica é indicada para descartar doenças ou fazer recomendações do que não se pode fazer.

 

1. Pessoas sedentárias podem fazer cross training?

 

Se a pessoa não tiver problemas de saúde que a impedem, elas podem fazer o treino funcional. Os treinos são feitos de acordo com o nível que cada aluno, por isso devemos procurar um profissional para montar um circuito de acordo com o nosso condicionamento físico. 

 

2. Posso treinar sozinho?

 

Não é recomendado praticar o treino funcional sozinho. Por serem circuitos rápidos e com atividades de alta potência, as chances de lesões e fraturas sem o acompanhamento de um profissional são altas. Além disso, treinar em conjunto com outras pessoas potencializa os benefícios para a sua saúde mental.

 

3. Quem sofre com problemas ou tem lesões na coluna pode aderir ao treino?

 

Depende da recomendação médica. Existem casos específicos que o treino funcional não é recomendado. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, aconselhamos uma visita ao médico para descartar qualquer contra indicação. 

CrossFit x Cross Training

 

Por terem nomes parecidos, é muito comum confundir ambos os termos e apesar dessa semelhança nos nomes, existem diferenças entre eles. 

 

O Crossfit é uma marca registrada utilizada apenas por lugares que tem associação com ela. Ou seja, esse treinamento só pode ser feito em lugares que pertencem ou têm alguma ligação com a marca.

 

Já o cross training é uma modalidade que pode ser praticada em qualquer lugar que tenha um profissional de Educação Física capacitado. Esses treinos, inclusive, podem ser feitos em locais como parques, desde que acompanhados por profissionais. 

 

Ambos são treinamentos funcionais e precisam de acompanhamento de profissionais para serem realizados. Dessa forma o aluno evita lesões e fraturas, consequência da prática errada dos exercícios.

 

O box cross training ideal

 

Antes de iniciar os seus treinos, é preciso escolher um lugar que atenda às suas necessidades e que te proporcione resultados reais. Esses requisitos são importantes para manter a sua motivação durante o treino funcional e consequentemente, a sua qualidade de vida.

 

Outra coisa importante para escolher o seu box de cross training é verificar se há um educador físico no local com registro ativo. Essa é uma exigência obrigatória do Conselho Regional de Educação Física para lugares onde se praticam atividades físicas. 

 

Os treinos com acompanhamento de um profissional é fundamental. Como falamos anteriormente, o cross training misturar exercícios de alta potência, se realizados sem acompanhamento e de forma errada pode causar graves lesões. 


Na Cross Experience você pode fazer uma aula experimental com a gente. Os treinos funcionais no nosso box entregam resultados reais. Aqui você terá acompanhamento com profissionais especializados em ajudar pessoas a emagrecer de forma rápida e saudável. Procure a unidade mais próxima.