5 exercícios de treino funcional para emagrecer
Independentemente da motivação, emagrecer tem se tornado uma prioridade relevante para as pessoas. Entretanto, muitos ainda optam por adotar métodos pouco eficazes, como por exemplo, jejuns, coquetéis e adesivos de emagrecimento, e esquecem que os principais meios são, na verdade, a prática regular de exercícios físicos em conjunto com uma alimentação balanceada.
Uma pesquisa realizada pelo Programa WW, em parceria com o Instituto Kantar, mostra que 66% dos brasileiros amam o próprio corpo, mas sabem os benefícios trazidos com a perda de peso. Além disso, 76% gostaria de ter mais vontade própria para se tornar uma pessoa saudável, e 68% querem se engajar em alguma atividade física.
Com esses dados, é possível perceber um padrão positivo entre os entrevistados: a maioria possui, no mínimo, consciência de que emagrecer é um processo importante para ter uma vida saudável e duradoura. Entretanto, encaixar essa atividade na rotina pode ser, para muitos, um desafio, mas não significa que seja uma tarefa impossível.
Se você se identificou com algum desses dados, aqui está o gatilho que você precisava para começar o seu treino funcional. Neste texto, a Cross Experience trouxe 5 exercícios inclusos na nossa rotina de cross training que auxiliam no emagrecimento e farão você sair da inércia. Boa leitura!
-
Agachamento
O agachamento é um exercício simples, mas muito eficaz. Basta alinhar os pés aos ombros e mantê-los firmes no chão, colocar os braços à frente do peito, e descer o corpo para alinhar a coxa paralelamente com o chão. O ideal é que sejam feitas de 15 a 20 repetições por série.
Com este exercício e as suas variações, você treina os músculos abdominais, das pernas e costas. Além disso, ele tem um foco secundário nos joelhos, fortalecendo as juntas, ligamentos e tendões, e ajudando na mobilidade e estabilidade do corpo.
-
Swing unilateral
O swing unilateral é um ótimo exercício para treinos funcionais. A mistura entre potência e equilíbrio demanda concentração e força do corpo humano. Para fazê-lo corretamente, se atente à postura da sua coluna e a posição dos braços que seguram o peso entre as pernas.
A repetição intensa do mesmo movimento segurando o Kettlebell treina diversas partes do corpo ao mesmo tempo, fortalecendo a região lombar, os glúteos e o abdômen - principais regiões que acumulam gordura.
O exercício também colabora para o equilíbrio do corpo e a coordenação motora. Assim como qualquer treinamento funcional, é importante realizá-lo com acompanhamento profissional.
-
Prancha
Assim como o agachamento, a prancha também é um exercício de treino funcional muito eficaz e de fácil realização. Existem diversas variações de pranchas, sendo que a mais comum nos funcionais é a que envolve os movimentos das pernas.
Não é à toa que a prancha é um exercício temido pelo público iniciante. Mesmo sendo um exercício de fácil execução, ele demanda energia de quase todas as partes do corpo. Entre os benefícios proporcionados, podemos citar a melhora na postura, no metabolismo e no equilíbrio.
-
Burpees
Os burpees são excelentes exemplos de exercícios funcionais. Ele é um mix de vários movimentos corporais, envolvendo pulos, flexões e, em alguns casos, até mesmo polichinelos. O ritmo elevado dos burpees colabora para o aumento da capacidade cardiorrespiratória e do condicionamento físico do corpo.
Assim como a prancha, o burpee treina vários músculos e regiões do corpo, como o peitoral, a região lombar e as pernas. Para executá-lo, preste atenção ao ritmo do movimento, a fim de evitar fadiga excessiva ou descanso ativo durante o exercício.
-
Abdominal
Um dos exercícios clássicos de qualquer treinamento funcional é o abdominal. Entre as suas infinitas variações, podemos mencionar o Remador, Spider-Man, Canivete e Bicicleta. Todos focam no fortalecimento de diferentes músculos da região, e certamente fazem parte de alguma rotina do cross training.
Os abdominais, além de, é claro, fortalecerem a região do abdômen, também oferecem benefícios para a região lombar, ajudando no aperfeiçoamento da postura e melhorando o sistema respiratório.
Como aproveitar os exercícios funcionais da melhor forma
O diferencial do treinamento funcional é a alta intensidade em curto período de tempo, que resulta na melhora da capacidade cardiorrespiratória e física e na resistência dos músculos do corpo. Além disso, o treino funcional traz ganhos para a saúde mental, estimulando a produção de hormônios associados ao bem-estar, sendo o principal deles a endorfina.
As dicas a seguir vão te ajudar a potencializar o seu treinamento e aprimorar o seu processo de emagrecimento:
Faça pausas entre os exercícios
Fazer algumas pausas durante o treino é benéfico para o crescimento muscular e emagrecimento. Após finalizar uma série de exercícios, o seu músculo naturalmente estará fadigado. Portanto, não há necessidade de forçá-lo. Dessa forma, as séries seguintes podem ser comprometidas. Logo, todo o treino será prejudicado.
Não menospreze o pós-treino
O pós-treino também é uma etapa fundamental para a sua rotina na academia. Realizar exercícios aeróbicos de baixa intensidade auxiliam no emagrecimento, já que os músculos treinados se encontram livres de glicogênio, e passam a utilizar a gordura como energia.
Não esqueça também de manter o corpo hidratado, descansado e alimentado para a próxima ida à academia. Comidas ricas em proteínas de alto valor biológico, como iogurtes, ovos, e carne de frango são excelentes opções para compor o seu cardápio pós-treino.
Potencialize seu treino funcional com a Cross Experience
Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que estes exercícios proporcionam, é importante que eles sejam realizados com o acompanhamento de um profissional qualificado. Na Cross Experience, os nossos coaches podem te indicar a melhor postura para evitar lesões, e outras opções de exercícios que aumentam o rendimento e ajudam a emagrecer.
Mas afinal, cross training emagrece?
A intensidade dos treinos funcionais deixa o organismo ativo por uma longa duração, contribuindo para a perda de calorias e ganho de massa muscular. Além de emagrecer, o treinamento funcional define o corpo, justamente porque diminui a porcentagem de gordura.
Não se esqueça que manter uma rotina de alimentação balanceada também é fundamental para alcançar qualquer objetivo com o treinamento funcional!
Na Cross Experience, os treinamentos são totalmente inclusivos e adaptáveis. Você pode optar por focar os seus treinos ou realizar um circuito funcional completo. A intenção deve ser sempre manter o foco e os hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida.
Entre em contato conosco ou visite a unidade mais próxima de você. Faz o X e vem!